Friday, January 05, 2007


Teatro João do Vale

No antigo Largo do Comércio, na Praia Grande, funcionava à Rua da Estrela, nº 283, um grande barracão utilizado para armazenar açúcar, pertencente a um empresário da época chamado Rocha Aguiar. O espaço foi adquirido pelo Governo do Estado e reformado durante a execução do Projeto Reviver. Com o fim das obras, o espaço foi denominado Teatro Canarinho, assim chamado pela cor de suas paredes, numa analogia ao pássaro amarelo.
Em 7 de Fevereiro de 1995, através do decreto nº 14424, foi criado o Espaço Cultural João do Vale com o objetivo de manter as ações desenvolvidas pelo antigo GTAI – Grupo de Trabalho de Ações Integradas de Cultura, responsável pela coordenação das atividades artístico-culturais da área da Praia Grande e sítios históricos, desenvolvimento do turismo através de programações artísticas dessas áreas, além de funcionar como órgão e espaço da Secretaria de Cultura , realizando programações artístico-culturais em regime de multi-uso ocupacional, promovendo, apoiando e difundindo a arte e a cultura nas diferentes linguagens e formas de expressão, facilitando-lhes o exercício dos aspectos experimentais.
Em 15 de agosto de 2000, foi dado início o processo de reforma e adaptação do prédio, o que determinou a partir daquele momento o formato de programação que o local comportaria dali por diante.
A partir de 28 de setembro de 2001, o Teatro João do Vale passou a fazer parte da estrutura administrativa do CACEM – Centro de Artes Cênicas do Maranhão – órgão criado pela Fundação de Cultura do Maranhão na mesma data.Inaugurado em 18 de dezembro de 2001, o Teatro João do Vale Posted by Picasa

0 Comments:

Post a Comment

<< Home