Wednesday, January 03, 2007


PAULO BETTI
João do Valle
Amigos, ontem no Cine Odeon, em plena Cinelândia, passou o filme do sorocabano Weriton Kermes, "João do Vale, muita gente desconhece."Fiquei sabendo às 18 horas. Uma gripe danada me impediu de abrir correspondência na internet durante a manhã. Corpo todo dolorido não me impediu de ir ver o curta documentário do cineasta sorocabano. Não me arrependi.O filme é declaradamente militante, desde o título. O propósito é divulgar um compositor popular importante que estava quase completamente esquecido.Werinton consegue seu intento em todos os sentidos. Mostra a carreira de João do Vale com suas parcerias famosas, cantando no Show Opinião ao lado de Nara Leão, de Chico Buarque e outros grandes nomes de nossa música.Mostra suas incursões pelo cinema brasileiro e até uma música inédita, cantada singelamente pela única pessoa que a conhece, o cineasta Roberto Farias, autor de clássicos de nosso cinema como "O Assalto ao Trem Pagador" e "Pra Frente Brasil".Roberto pediu uma música a João, ele fez, mas o filme não saiu. Essa canção está registrada apenas na memória do grande cineasta. Coisas de um mundo que não existe mais.O filme foi apresentado no mais importante festival brasileiro de documentários. O "Tudo é Verdade".Na mesma noite foram apresentados mais quatro curtas metragens. O do Werinton não era o mais badalado. Não tinha claque na sala. Apenas esse escrevinhador que vos fala e mais um reduzido número de admiradores do filme.Mas o aplauso foi emocionante. O mais empolgado da noite. Se depender da reação do público do Odeon lotado, "João do Vale" vai repetir o prêmio que ganhou em Gramado.Aliás, já havíamos nos encontrado em Gramado e Tiradentes, mas eu não havia conseguido assistir ao filme. Werinton e seus parceiros da MWM Vídeos Documentários conseguiram fazer um filme emocionante.Não há como não sentir um travo na garganta diante da apresentação dos feitos e agruras de um homem tão brasileiro quanto João do Vale. Compositor de "Carcará" (pega mata e come!) que todo mundo conhece, e também do sucesso na voz de Tim Maia, "Coronel Antonio Bento", João do Vale está mais vivo do que nunca, graças ao talento e dedicação da equipe de Werinton:Miriam Cris Carlos e Fernanda Oliveira no roteiro, Fernanda Oliveira e Edu Ferr na edição, Marcela Paixão na produção e a trilha original de Zeca Colares e Carlinhos Ferreira.Eu sei o quanto é difícil conseguir apoiadores para um filme, por isso faço questão de citar aqui aqueles principais que fizeram possível esse filme: Boomer Business Office, Imagem Press, Quantiko, Espaço Cultural dos Metalúrgicos, Loja da Comunicação, Prefeitura de Votorantim e Gramppo Filmes. Não percam esse documentário!Para se deliciarem, aqui vai um pouco de João do Valle: "Seu moço qué sabeEu vou cantá num baiãoMinha história pro senhôSeu moço preste atençãoEu vendia pirulitoArroz-doce e mungunzáEnquanto eu ia vende doceMeus colegas iam estudáA minha mãe, tão pobrezinhaNão podia me educáQuando era de noitinhaA meninada ia brincáVirge, como eu tinha invejaDe vê o Zezinho contá:O professô ralhou comigoPorque eu não quis estudáHoje todos são doutôEu continuo João-ninguémMas quem nasce pra patacaNunca pode ser vintémVê meus amigos doutôBasta pra me sentir bemMas todos eles quando ouveUm baiãozinho que eu fizFicam tudo satisfeitoBatem palmas e pedem bisE diz: João, meu colega!Como eu me sinto felizMas o negócio não é bem euE Mane, Zeca e RomãoQue também foi meus colegasE continuam no sertãoNão puderam estudáE nem sabem fazê baião."(João do Valle)* * *Atenção criançada! Continuam abertos os cursos de teatro no Instituto Cultural Vila Leão. A professora Fernanda Maia é fera! Informações no tel: (15) 3211-0465.
30/3/2006
Paulo Betti
Posted by Picasa

0 Comments:

Post a Comment

<< Home