Friday, January 05, 2007


Deputado Hamilton Pereira Faz pronunciamento em homenagem ao documentário João do Vale – Muita Gente Desconhece, a Assembléia Legislativa de São Paulo.

Quero utilizar estes 15 minutos que me foram concedidos neste Grande Expediente e aproveitar que é um tempo suficiente para que abordemos aqui vários assuntos, pedir a compreensão do público que nos assiste para fazer aqui referência a um editorial publicado no jornal da nossa cidade de Sorocaba que fala de duas conquistas de dois ilustres sorocabanos cineastas que conquistaram prêmios no último Festival em Gramado que terminou no último 20 deste mês. Estou me referindo a dois filmes premiados no Festival de Gramado com a figura de dois ilustres sorocabanos. Primeiro o cineasta Werinton Kermes, que ocupa hoje a Secretaria Municipal de Cultura no Município de Votorantim, cidade esta vizinha à Sorocaba.
Gostaria de parabenizar o diretor sorocabano e companheiro Werinton Kermes, que foi o vencedor do "13º Gramado Cine Vídeo" na categoria "Documentário", com o vídeo "João do Vale, Muita Gente Desconhece" Esse importante evento é uma atividade paralela do 33º Festival de Cinema de Gramado que terminou dia 20/08/05 com a premiação dos melhores longas-metragens.
A fita, "João do Vale, Muita Gente Desconhece", dirigida por Kermes, que também é Secretário da Cultura do Município de Votorantim, foi escolhido o Melhor Documentário Brasileiro de 2005 concorrendo com trinta e uma outras produções e retrata a vida do famoso compositor maranhense, autor de mais de 600 musicas, algumas verdadeiros clássicos da MPB como "Carcará", "Pisa na Fulô", "Coroné Antônio Bento" e "Canto da Ema", através de depoimentos de alguns de seus admiradores, como Luiz Vieira, Fagner, Chico Anísio, José Sarney, Miúcha, Ferreira Gullar e outros, percorrendo a trajetória deste que figura como sendo um dos grandes expoentes da música popular no Brasil e que morreu em 1996, aos 62 anos, na mais completa miséria.
Quero congratular-me também com o Werinton pela escolha do tema desse fabuloso documentário que faz um resgate da história da música popular brasileira e mergulha no universo sertanejo que margeou toda a vida e obra de João do Vale, que foi gravado por Maria Bethânia, Luiz Vieira, Nara Leão, Chico Buarque, Fagner e Tom Jobim, dentre outros. A belíssima obra do companheiro Werinton teve o merecido reconhecimento na mostra de Gramado - RS, e levou 10 anos para ser concluída, entre pesquisa e gravação de depoimentos, e teve como roteirista Mirian Cris Carlos, sua esposa, devendo ser lançado oficialmente no início de setembro de 2005 no CineSesc, nesta Capital.
Assim, companheiro Werinton Kermes, receba deste Parlamentar o parabéns pelo merecido "Kikito", que foi o prêmio obtido por você, nosso grande companheiro e cineasta.
Quero também homenagear o nosso querido cineasta Paulo Betti, conhecido por todos das inúmeras atuações frente a novelas globais e também frente a inúmeras peças de teatro. Parabéns a Paulo Betti. Parabenizo o diretor e ator sorocabano e companheiro Paulo Betti que, com o filme "Cafundó", conquistou quatro troféus Kikito, no 33º Festival de Cinema de Gramado, nas categorias melhor ator, melhor fotografia, melhor direção de arte e ainda o Prêmio Especial do Júri.
"Cafundó" é uma obra de ficção cinematográfica, inspirada em um personagem real saído das senzalas do século XIX. No filme, o diretor Paulo Betti recupera a história do carismático ex-escravo e tropeiro João de Camargo, o Nhô João, feita de crenças, sabedoria e até um dialeto próprio, a "cupópia" que usa palavras africanas, mas na estrutura do português.
Tal história, cujo resgate é de extrema importância cultural para o nosso País e para o Estado de São Paulo, se apresenta com importância ainda maior para a região de Sorocaba, que hoje tem enriquecido o acervo histórico dos costumes e cultura de sua gente.
João de Camargo criou sua Igreja, um culto sincrético que reunia traços cristãos, espíritas e africanos, atraindo multidões. Mesmo após sua morte, o curandeiro e suas práticas religiosas, continuaram a ser cultuados. Essa reverência ao ex-escravo chegou até mesmo a inspirar o sociólogo Florestan Fernandes. Este saudoso companheiro, disse certa vez: "Foi em campo, analisando o culto ao ex-escravo João de Camargo, que aprendi a ser sociólogo".
Em resumo, podemos dizer que é um orgulho para todos os sorocabanos, de berço e de coração, ter sua cultura representada nesta obra e na capacidade artística do companheiro Paulo Betti.
Com estas palavras, com estes escritos, presto as minhas homenagens ao querido Paulo Betti e ao querido companheiro Werinton Kermes. Enaltecem a cidade de Sorocaba estas obras e estes artistas.
Quero também, Sr. Presidente, solicitar que estes documentos que exaltam estas obras sejam publicados no “Diário Oficial” e enviados, com o timbre da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, a estes artistas, para que tomem conhecimento desta homenagem que lhes foi prestada na tarde de hoje, 30 de agosto de 2005, desta tribuna por este Deputado na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Quero ainda fazer menção ao editorial do jornal “Cruzeiro do Sul”, do último dia 20 de agosto, feito pelo conhecido e competente jornalista Geraldo Bonadio, que de certa forma nos inspirou a prestar esta homenagem a esses artistas.
Agradeço a todos pela atenção, agradeço ao Sr. Presidente pela paciência e por todos que nos ouviram.
Creio que prestamos uma justa homenagem aos companheiros o ator já consagrado Paulo Betti e o cineasta Werinton Kermes. Um abraço aos dois grandes artistas.
Posted by Picasa

0 Comments:

Post a Comment

<< Home